Como Chegar

Companhias aéreas

Para aceder às ilhas de S. Tomé e Príncipe por via aérea, existem ligações semanais entre Lisboa - Portugal e S. Tomé e têm a duração aproximada de 6 horas, ligações com Luanda - Angola de duração 1h30, e ligações com Libreville - Gabão 1h00.

A via mais acessível e conveniente para viajar para São Tomé e Príncipe é através de algumas companhias que operam na Europa e África. Neste momento voam para S Tomé e Príncipe:

TAAG – Luanda/Angola e com ligação a Cabo Verde;
TAP – Lisboa/Portugal;
STP-Airways – Lisboa, e ligação entre as ilhas de S. Tomé e Príncipe.
STP-Tours - Libreville/ Gabon ; Malabo/Guinea Equatorial.

Contactos destas companhias em S. Tomé e Príncipe:

TAAG – Linhas Aéreas de Angola
Site: www. taag.com.br
E-mail: taagstp@cstome.net
Endereço: Avda. Giovani – São Tomé
Telef. PBX (+239) 224 11 50

TAP Portugal
Site: www.flytap.com
E-mail – adalzira.tap@cstome.net
Endereço: Rua Ex Dr. Luís Machado, C.P. 414 – São Tomé
Telef: (+239) 222 23 07


STP AIRWAYS – Transportes Aéreos de São Tomé e Príncipe
Site: www.stpairways.st
E-mail: reservation@stpairways.st
Endereço: Avenida Marginal 12 de Julho, C.P. 45 – São Tomé
Telef. PBX: (+239) 222 19 76 e (+239)222 11

 

Vistos

Qualquer cidadão que queira entrar em S. Tomé e Príncipe, deverá obter o Visto no Consulado de São Tomé e Príncipe, no local de partida. No local onde não exista consulado de São Tomé e Príncipe poderá requerer uma Autorização de Entrada diretamente ao SMF (Serviço de Migração e Fronteira), através do seguinte e-mail: secretaria@smf.st (7 dias úteis para se obter uma resposta).
Num despacho conjunto nº 1 D.R. nº 117, de Outubro de 2011, os preços de Visto de Entrada em São Tomé e Príncipe é agora de 490.000,00 STD (20€) por passageiro; As crianças pagarão (-50%) do valor dos adultos.
Todo o pagamento feito na Fronteira terá um comprovativo.

Informações adicionais na Fronteira:

Bilhete de passagem IDA/ VOLTA
Apresentação do meio de subsistência 100€/ diário

Para mais informações, visite o seguinte Site:

http://www.smf.st/
Contactos:  (+239)222 35 82, (+239)222 37 05 e (+239)222 38 08

 

Comunicações

 Tecnologia actualizada e ligações internacionais via satélite o que permite dispor de um sistema de comunicação sofisticado. Chamadas internacionais podem ser feitas em todos os hotéis e resorts, os cartões de cabines de telefone e recargas de telemóveis podem ser adquiridos na loja da companhia são-tomense de telecomunicações – CST.
Existe igualmente serviços de Internet, que podem ser consultados junto aos hotéis ou nos diversos pontos da cidade. O indicativo do País é 239.

Cultura

Rica, reflecte a mescla que sempre caracterizou as ilhas desde os descobrimentos até os períodos mais recentes. Tradições africanas misturaram-se com europeias (portuguesas) originando uma cultura crioula.

Economia

Economia em fase de reestruturação, com crescimento à volta dos 5%, o Turismo e Agricultura representam os principais produtos de exportação. Nos últimos anos, novos incentivos foram criados para a promoção de zonas francas e outros serviços conexos.

Educação


A taxa de alfabetização é alta, figurando-se entre as mais elevadas da Africa sub – sahariana.

Electricidade

O sistema eléctrico é de 220 Volts (tomadas europeias).

Geografia

Duas ilhas e uma dezena de ilhéus e rochedos

Hora

GMT, Tempo Universal.

Horários de Negócios

De segunda-feira a sexta-feira das 08h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h30. Sábado das 08h00 às 13h00. O sector público funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07h00 às 15h30. Encerra aos sábados e domingos.

Língua

Português é o idioma oficial. No entanto, o Inglês e outros idiomas são utilizados sobretudo nos circuitos turísticos.

Moeda

Desde 1977 que S. Tomé e Príncipe tem a Dobra como sua moeda nacional, com siglas de abreviatura de STD. As notas de STD encontram-se distribuídas nos seguintes valores: 5.000/ 10.000/ 20.000/ 50.000 /100.000.
Apesar de não serem muito utilizados no País, são aceites os cartões de crédito nas principais Unidades Hoteleiras. There are no ATM-machines in the country, but some of the hotels accept Visa and Master card.

População

Cerca de 151.912 habitantes, descendentes do cruzamento entre escravos africanos e europeus principalmente portugueses.

Religião

Católica

Saúde 

Isenção da vacina contra a febre amarela para os estrangeiros europeus.
Apesar das dificuldades, é notável o esforço que tem sido feito para melhorar as condições das instalações actualmente existentes. Um exemplo claro é o programa que o Governo de São Tomé e Príncipe tem empreendido com ajuda de Taiwan para erradicar a malária que constituía o maior risco de saúde pública. Actualmente, a taxa de prevalência da malária é já muito reduzida, o que faz de S. Tomé e Príncipe uma zona de risco moderado. Segundo as estimativas do governo, o objectivo é de erradicar por completo esta doença nas ilhas.

Segurança

Caracteriza-se por uma atmosfera muito calma e acolhedora ao contrário de outros países do continente.

Neoturis
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant
GuestCentric - Hotel website & booking technology